top of page

Título da página

Investimento Imobiliário

Notas e moedas

Construção a Preço de Custo

Os imóveis a preço de custo estão entre as melhores oportunidades para quem procura aplicações seguras e com alto potencial de retorno. Afinal, esse tipo de construção pode  custar até 30% mais barato que o modelo tradicional.

 

Construção a Preço de Custo é uma forma de investimento em que o investidor arca com o custo real do empreendimento, através de aportes mensais durante o período de execução da obra. O valor é proporcional ao custo da unidade ou da cota que será adquirida pelo investidor. 

O condomínio de construção é formado pelos adquirentes das frações. As contribuições dos adquirentes são depositadas em contas abertas em nome do condomínio, sendo movimentadas conforme o disposto em contrato. Dessa forma, documentos referentes às transações, como faturas e recibos são emitidos em nome do condomínio de construção.

O condomínio por unidades autônomas é determinado por inscrição obrigatória no Registro de Imóveis. Nele é necessário que conste a individualização das unidades, assim como sua identificação. Além disso, deve ser estabelecida a fração ideal sobre o terreno e partes comuns, atribuída a cada unidade.

Os documentos da construção são, assim, feitos em nome do condomínio. O custo da obra, dessa forma, é dividido entre os condôminos em conformidade com sua unidade imobiliária ou cota em relação ao empreendimento total.

No condomínio de construção, outrora, o administrador é a incorporadora.

 

Para o comprador, nesse tipo de empreendimento, os preços envolvidos na obra são transparentes, considerando que os adquirentes liberam recursos mediante prestações periódicas de contas e cotações de insumos, por exemplo. Assim, não existe a possibilidade de inclusão de valores imprevistos no processo, sendo uma obra de preço justo.

Na construção a preço de custo é evidenciado um resultado monetário maior do que o ofertado no mercado. Além disso, seja para uso próprio ou venda, existe uma economia considerável no empreendimento imobiliário. Dessa forma, o proprietário pode comercializar o imóvel através do preço de mercado, mesmo que tenha investido apenas o valor real para a realização da obra.

Outra vantagem da obra a preço de custo é a responsabilidade pela garantia de andamento da obra e pela sua administração é de intermédio da comissão de representantes dos adquirentes. Nesse âmbito, os mesmos podem acompanhar a obra desde o início, sendo que o ritmo da edificação do imóvel pode variar em conformidade com a vontade do grupo.

É importante lembrar que nesse tipo de modalidade, a compra do imóvel costuma ser realizada através de valores que são pagos mensalmente pelos adquirentes. Não há possibilidade de realizar financiamentos, mas em contrapartida, uma das grandes vantagens é que o custo do imóvel é consideravelmente mais barato do que o preço de mercado.

A construção pelo sistema de cotas ou a preço de custo resume-se em reunir um grupo de pessoas sob a gestão de uma construtora para edificação de um empreendimento através de uma SPE (Sociedade de Participação Específica) ou SCP (Sociedade de Conta Participação). São elas:


SOCIEDADE DE PARTICIPAÇÃO ESPECÍFICA - SPE


O modelo empresarial de Sociedade de Participação Específica (SPE) é aquele que os investidores/cotistas se associam, integrando-se ao Contrato Social da empresa apenas enquanto houver a construção do Empreendimento, encerrando suas atividades ao término da obra, com a distribuição do resultado.


SOCIEDADE DE CONTA PARTICIPAÇÃO - SCP

 

Formada por dois tipos de sócios, o sócio ostensivo (sociedade limitada) e o sócio oculto ou participante (investidor), a Sociedade de Conta Participação (SCP) é uma alternativa de captação de recursos de crédito e de investimento, sendo a responsabilidade civil pelos negócios jurídicos de exclusividade do sócio ostensivo. Este responderá ilimitadamente pelas
obrigações assumidas em seu nome para o desenvolvimento do empreendimento, enquanto o sócio oculto apenas participa dos resultados correspondentes (art. 991 - Código Civil).

bottom of page